logo RCN

Pesquisadores resgatam ave rara da península Antártica em Laguna

  • Foto: PMP/Divulgação - Pardelão-prateado é encontrado em praia de Laguna, no sul de Santa Catarina.

Uma espécie rara de ave, conhecida como pardelão-prateado (Fulmarus glacialoides), foi resgatada por pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) de Laguna, localizada no Litoral Sul de Santa Catarina. Segundo os especialistas, esse é o primeiro registro da presença desse animal em oito anos de existência do projeto.

O caso foi divulgado no último sábado (1º) pelo PMP, que acredita que a ave possa ter chegado ao estado após a passagem de um ciclone na região. No momento do resgate, o pássaro encontrava-se desidratado e anêmico.

Atualmente, a ave está recebendo tratamento com suplementação de vitaminas e sendo alimentada com pedaços de peixe, visando sua recuperação.

O pardelão-prateado é comumente encontrado em grande quantidade nas proximidades da Antártida. Essas aves se alimentam principalmente de peixes e crustáceos. Os ninhos da espécie costumam ser encontrados em fendas de rochas, conforme relatado pelo PMP.

O registro desse pardelão-prateado em Santa Catarina é de grande importância para a pesquisa e conservação da biodiversidade local. Os pesquisadores continuarão acompanhando o estado de saúde da ave e buscando compreender sua presença na região.


Anterior

Espetáculo na praia: Drone registra salto impressionante de baleia-franca em Florianópolis

Criança exposta a farelo de plástico em creche de Florianópolis é encaminhada ao hospital Próximo

Criança exposta a farelo de plástico em creche de Florianópolis é encaminhada ao hospital

Deixe seu comentário